Profissão: GameMaster
O Trabalho diário de um [GM]

O que é um [GM]?

[GM] (abreviação de Game Master), trabalha para que o jogo tenha um bom andamento, funcionando como um atendente de telemarketing, mas seu atendimento é através de um chat dentro do jogo. O [GM] possui várias funções administrativas dentro da empresa além do atendimento ao cliente e depende de cada empresa delegar o que seus funcionários irão fazer.

Cada empresa tem a sua política, ou seja, as funções dos GMs da empresa X são diferentes das funções da empresa Y. Existem as empresas que cobram [GM´s] 24hs, 7 dias por semana atendendo os jogadores “in-game” e outras prefere que seus funcionários fiquem mais no atendimento via e-mail/ticket, algumas preferem até a mistura das duas coisas, além de ter que criar eventos e/ou resolver supostos BUG´s do jogo, encontrados pelos jogadores ou por eles mesmos.

Para se trabalhar de [GM] é necessário você ter conhecimento de informática, gostar de jogos, possuir uma noção de Inglês e o mais importante: COMPROMETIMENTO.

É necessário lembrar que é um trabalho e não um lazer, saber diferenciar e lidar com isso no dia-a-dia não é fácil, mas também não é impossível, vem com o tempo e com muita dedicação. Também não é preciso conhecer aquele jogo em especifico, claro que se tiver o conhecimento melhor ainda, mas isso vem com os treinamentos e rotina, tem que ter vontade de aprender e estudar o seu trabalho.

Já entrevistei futuros [GM´s] que chegam na empresa normalmente como um jogador, onde fica maravilhado e se acha dentro de um sonho… “Quem for com essa mentalidade para uma entrevista dê meia-volta ou tenha a consciência de que não é um sonho e sim um trabalho como qualquer outro. Trabalhar com Games é totalmente diferente de Jogar.

Um mercado novo, com grandes chances de um funcionário novato, evoluir rapidamente no profissional, apenas tem de ser inteligente, ou seja, acatar as decisões de seu líder e aprender com isso.

Resumindo, o GameMaster faz além do atendimento online, tarefas administrativas como o suporte via e-mail/ticket, criação de eventos dentro e fora do jogo, alem de ser o “cartão de visitas” da empresa, por isso é um trabalho que acho importantíssimo e que se o funcionário se dedicar, terá alem de um futuro promissor, um aprendizado incrível, alem do reconhecimento dos jogadores e da empresa.

Um abraço!

About these ads

Uma resposta to “O que é um [GM]?”

  1. Muito boa explicação, muitos acreditam que essa profissão é brincadeira de criança mais pelo contrario, é das profissões mais puxadas, posso dizer isso porque trabalhar para o entreterimento é algo que deixa no limiar.

    Obrigado por compartilhar.

    Sem mais,
    cya”


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: